sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Ser sempre o melhor

Nem sempre ser o melhor no que se faz é o ideal. Espera aí: eu escrevi isso mesmo? Sim! 
E explico porque: Ser o melhor, a referência no que se faz, ser o "the best" tem um alto preço. Atualizações constantes, muito muito trabalho, pouco tempo para si e para sua família, sem falar nas críticas e quem nem todo mundo estará disposto a aceitar que você realmente seja o melhor (vulgarmente conhecido como inveja).
Porque simplesmente não podemos ser bons no que fazemos? porque não podemos nos contentar em fazer bem nosso trabalho, ao invés de sempre termos que competir para ser os melhores?
A nossa sociedade exige que as pessoas deem 100% de si para seus trabalhos. Mas o que sobra para si e suas necessidades? Nada. E aí é que vem o problema. Sem tempo para si ou para quem você ama, você acaba sozinho, mas com muito sucesso. É isso mesmo que você quer? Tem gente que diria que sim e que é possível ter vida e ser bem sucedido. Só se for em outro país. Não aqui. Onde as jornadas de trabalho normais ultrapassam 9h diárias, onde por mais que se faça, a maioria não recebe reconhecimento, onde o salário nunca atinge o nível de esforço que você fez para chegar aquele cargo.
Infelizmente é assim. Pelo menos aqui no Brasil. Em outros países, temos jornadas mais curtas, licenças-maternidades mais longas, salários maiores e maior reconhecimento profissional. Infelizmente ainda não chegamos neste nível aqui no Brasil.
Então você deve se perguntar: quero mesmo ser "O MELHOR" e, chegar ao fim da vida, rico (possivelmente não, mas você vai tentar), sozinho e sem saúde (porque você vai gasta-la toda obtendo o tal sucesso profissional), ou ter uma vida boa, tranquila, sem tudo o que você gostaria de ter, mas tendo família, um pouco de saúde?
Não estou dizendo que você não deve fazer o seu melhor. Claro que deve. Entretanto, deve também reservar tempo para cuidar de si, sua saúde, descanso, passear e cuidar de quem ama.. Sem isso, sua vida será vazia e razão de ser. 
No atual cenário que vivemos hoje, ninguém, absolutamente ninguém tem emprego garantido. Então, ser o melhor, não vai garantir seu emprego. Já vi uma empresa que trabalhei dispensar um dos melhores empregados que tinha, por que seu salário era muito alto e, apesar de seus 25 anos de trabalho, isso não impediu de ser dispensado sem honras.
Pense bem no que você quer e quais são suas prioridades. Ainda há tempo. Você pode ser feliz, trabalhar, sem bom no que faz, e ter um pouco de tempo para tudo que te importa.
Mas só se você começar a se analisar agora.
Até a próxima.

Um comentário:

  1. Lindo texto!
    Nossa vida é feita pelas nossas escolhas, então é olhar pra frente, caminhar confiante, seguro e feliz, tendo fé em DEUS.

    ResponderExcluir