segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Começar e Recomeçar

"Que todos os dias você possa ter uma mente nova, para fazer da sua história uma nova história."Augusto Curi

Começo este texto refletindo sobre esta frase. Como podemos falar em ano novo sem mudar nossos hábitos, nossa forma de pensar? Como podemos nos atraver em fazer planos no final do ano se não temos a intenção de mudar para alcança-los? 
E precisamos nos mudar primeiro antes de querer mudar os outros. Aliás sobre isso, o vídeo abaixo é muito definitivo e correto: Não podemos mudar ninguém. A pessoa só muda quando ela decide fazê-lo. E sabendo disso, de verdade, podemos nos tranquilizar e, de alguma forma, nos conformar, conscientes de que a pessoa só aceita conselhos se quiser, que ela só irá mudar quando notar que isso será bom para si mesma.
Voltando a falar de nossas vidas. E voltando a falar de ano novo. Todo ano é a mesma coisa. Reclamações e mais reclamações. Sobre tudo: Economia, família, filhos, trabalho, contas..
Mas como podemos ser tão reclamões? Quantas vezes nos pegamos dizendo frases como: "Como a economia está ruim. Como meus filhos são arteiros. Que saco ter que trabalhar cedo todos os dias. Que comida sem gosto (ou ruim). Ninguém merece ter que acordar cedo no final de semana. Etc, etc, etc..." E se ao invés disso, agradecêssemos mais? Por que não trocamos aquelas frases por outras mais positivas, como: "A economia pode não estar boa, mas eu farei meu dia melhor possível. Meus filhos são arteiros por que são felizes e saudáveis, graças a Deus (criança doente não faz arte). Graças a Deus que tenho trabalho. Graças a Deus que tenho comida na minha mesa. Graças a Deus que tenho uma cama para dormir e saúde para acordar a hora que precisar." 
E você pode se perguntar: E se eu não conseguir? E se hoje eu estiver de mau humor e não conseguir fazer isso? Não se culpe. Isso é do ser humano. O único perfeito é Jesus. Nós somos falhos. Temos dias em que acertamos mais, outros menos, outros nem acertamos. Mas Deus sempre nos dá um novo dia para recomeçar. E tentar acertar de novo. E cada dia tentar ser melhor. E se não der, no dia seguinte você recomeça. Ame-se com seus defeitos e suas qualidades. Procure dentro de você suas qualidades e diga para si mesmo: "eu sou boa nisso, ou eu faço bem aquilo". Não se desvalorize. Ame-se. Cuide-se. A cada dia que amanhece é uma nova oportunidade para você fazer diferente. Por em prática seus planos. Aquela academia que você vinha adiando, o curso de culinária que você tanto queria, o curso de inglês que pode mudar sua carreira, se declarar para quem ama.. Tudo isso pode ser muito difícil de começar e de continuar fazendo. Mas a persistência e, alcançar o objetivo no final, proporciona uma sensação maravilhosa. Para isso, é preciso ter uma mente aberta. Aberta, no sentido de que nem sempre você se sairá bem, mas isso não significa que você precise desistir no primeiro obstáculo, no primeiro fracasso. Reinicie sua mente todos os dias. Programe-se para enfrentar os desafios com coragem e positividade.
Só assim podemos falar que nosso ano será novo, porque nós seremos pessoas novas e melhores. Ou tentaremos ser.
Até a próxima