segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Desafios do dia-a-dia


Como vocês sabem, há muito dias não tenho estado na minha melhor forma. O esforço pra me sentir bem é grande. Tenho meus momentos de fraqueza, de vontade de desistir, de achar que Deus não está comigo. Mas tento fazer com que eles sejam, a cada dia, cada vez menos frequentes e, que, na mesma proporção que minhas fraquezas diminuem, minhas forças aumentem. Não é fácil. Mas não é impossível. 
Desculpem se insisto em escrever sobre isso. Mas me alivia. Me traz paz compartilhar isso com vcs. 
E não é só isso que quero compartilhar com vcs hoje. Também quero falar de outros desafios, tipo: como fazemos pra administrar as finanças, num Brasil onde os juros do cheque especial tem uma média de 324.9% a.a. e do cartão de crédito chegam a exorbitantes 480.3% a.a. (Segundo dados do Banco Central (BC), divulgados em 26/10/2016 cfe: http://agenciabrasil.ebc.com.br/…/juros-do-cheque-especial-…), sendo que nossos salários não sobem nem o suficiente para cobrir a inflação, que nos últimos 12 meses chegou a 7.18% (IGP-DI calculado pela FGV)?
Como administrar as contas de luz, condomínio, água, escola, iptu, ipva e tantas outras que sobem bem mais que a inflação?
Agora a minha questão: Mesmo se esforçando, a maioria de nós não consegue se equilibrar financeiramente. Como lidar com isso? como não sofrer de ansiedade pelas contas que não pagamos em um mês, pelos juros do cheque especial e do cartão de crédito que estão se tornando impagáveis? 

Calma, calma, calma. 

Sofrer não resolve. Precisamos manter a cabeça fria e partir pra ação. Negociar cheque especial e cartão de crédito é prioridade por causa dos juros altíssimos. Depois as demais dívidas. Melhor ficar com prestações a longo prazo que vc consegue pagar do que com uma dívida rolando e se tornando cada dia mais difícil de quitar. 
É assim que devemos levar.
Tentando resolver um problema de cada vez.
E eu fazendo um esforço mental tremendo para dizer pra mim mesma que quase tudo tem solução. Menos a morte. E os impostos. E os juros.
Este é o nosso Brasil. Pune com muito imposto, juros altos e contas impagáveis os brasileiros honestos.
E os desonestos rindo de nossa cara.
Só Deus para fazer justiça, por que a nossa "justiça" está deixando muito a desejar. 
Até a próxima.